Redes sociais no trabalho: proibir ou liberar?

Tema polêmico esse. Constantemente as empresas precisam aprender a lidar com a nova realidade da humanidade: a imersão nas redes sociais. Porém, será que o local de trabalho é o adequado para acessar o Facebook, o Twitter e tantas outras redes? Há a necessidade de proibir ou seria mais sensato liberar o acesso às redes sociais no trabalho?

img_corpo

Proibir não adianta

Não mesmo. A pessoa acessa do celular, do tablet, do relógio (sim, em alguns casos) e qualquer tentativa de proibição será facilmente burlada. Além disso, proibir revela uma mentalidade meio arcaica, não é um caminho diplomático e tolerável. O certo é moderar o uso, estabelecer regras básicas para que o trabalho não pare em função de redes sociais.

 

Escolha o caminho do meio

Não precisa proibir, mas também não dá para deixar alguém ficar 5 horas no Facebook durante o expediente. O caminho mais sensato é o do meio, com liberação sim, mas orientações claras em relação aos abusos. Praticamente um acordo com seus funcionários.

 

Estabeleça regras de ouro

Sim, deixe claro que o acesso não é proibido, porém, o funcionário segue sendo avaliado pela sua produtividade, os prazos com os quais lida e a qualidade do seu trabalho. Mostre e dê a ele o entendimento de que o acesso é permitido, mas o cumprimento de suas tarefas em dia e com qualidade é o seu dever. Se tudo estiver caminhando bem, fica mais fácil ainda.

 

Seja o exemplo

Nada pior que estar em uma reunião onde as pessoas começam a acessar seus smartphones enquanto a conversa se desenrola. Pior que isso só mesmo quando as lideranças da empresa são as primeiras a fazer isso. Essa postura demonstra, no mínimo, falta de interesse pelo que o outro tem a dizer. Tudo tem o seu tempo e ouvir o outro enquanto ele fala é sinal de boa educação e respeito.

Portanto, se houver acordo entre a empresa e seus funcionários com relação ao uso de redes sociais no trabalho, de forma clara e objetiva, a produtividade não será afetada e o colaborador poderá aliviar a rotina se distraindo com uma notícia, um vídeo ou uma foto na sua rede social.

 

Inscreva-se e fique informado sobre o que temos a dizer: