O Plano de Cargos e Salários para a sua empresa

A ausência de um Plano de Cargos e Salários dificulta o crescimento da empresa e a organização da carreira dos funcionários. O resultado desse grave erro são insatisfações gerais ou isoladas, baixa produtividade e até mesmo prejuízos financeiros.

img_corpo

Hoje, o WT Blog apresenta a importância do Plano de Cargos e Salários e seus reais benefícios para sua empresa.

O que é o Plano de Cargos e Salário?

Resumidamente é um instrumento de uso privativo da direção da empresa que facilita as decisões referentes aos cargos e salários dos colaboradores. Ele possui uma Tabela Salarial mostrando os cargos organizados em classes, com uma faixa salarial para cada classe. No plano são assinalados o “tamanho do cargo” (sua importância para a empresa) e o salário propriamente dito, que representa a compensação monetária do colaborador. O salário da pessoa pode ser posicionado ao longo da faixa salarial da Classe em que o cargo estiver incluído, conforme o desempenho do profissional.

Qual a importância do Plano de Cargos e Salários?

O Plano ajudará a estabelecer uma política salarial eficiente, contribuindo para a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos. Será ele o responsável por auxiliar a empresa a desenvolver o plano de carreiras da sua equipe, sendo um diferencial valioso, inclusive para a contração correta de um colaborador.

Por meio do Plano de Cargos e Salários é possível ter elementos para uma eventual reclamação trabalhista por equiparação salarial, assim como realizar diagnósticos em relação aos índices de satisfação salarial na empresa e criar medidas que melhorem essa satisfação.

Podemos sintetizar os benefícios em contar com um Plano da seguinte forma:

– Ordenar os salários dos trabalhadores de acordo com a maior ou menor habilidade e responsabilidade que o cargo exige, pregando a igualdade salarial para trabalho igual;
– Adequar os salários da empresa aos salários do mercado para não perder funcionários para os concorrentes;
– Utilizar os estímulos salariais para elevar a satisfação do funcionário, melhorando sua produtividade como condição primordial de crescimento.

Basicamente, tudo isso significa que um Plano de Cargos e Salários ajuda a empresa a se organizar e oferecer promoções e boas oportunidades de crescimento para seus funcionários. E em um mercado tão competitivo, saber que sua empresa oferece algo mais que apenas um bom salário pode fazer a diferença para reter um bom funcionário.

Inscreva-se e fique informado sobre o que temos a dizer: