Ergonomia no ambiente de trabalho

Você passa boa parte do seu dia trabalhando, normalmente sentado em frente à tela do seu computador, teclando o tempo inteiro e com poucas oportunidades de esticar o corpo. Já voltou para casa sentindo dor ou desconforto? Para evitar esses transtornos é fundamental dar importância à ergonomia no ambiente de trabalho.

img_corpo

O que é ergonomia?

O termo Ergonomia vem grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. É, portanto, o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas, para criar um ambiente de adaptação mais confortável e seguro para os trabalhadores.

 

Os perigos da falta de ergonomia no trabalho

A má postura e as lesões por esforços repetitivos, ao logo do tempo, são alguns dos fatores principais de diversos males que prejudicam a saúde do trabalhador. Não é incomum esses problemas acarretarem até mesmo o afastamento do indivíduo do trabalho, da função e etc, graças ao aparecimento de alguma deficiência motora.

Para ajudar você a compreender a amplitude de ações voltadas à ergonomia no ambiente de trabalho, selecionamos o vídeo abaixo, feito por um estudante e que ilustra muito bem os pontos principais a serem observados no local:

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e continue ligado no WT Blog!

Inscreva-se e fique informado sobre o que temos a dizer: