Como ter um perfil de sucesso no LinkedIn?

Mais de 300 milhões de usuários pelo mundo, empresas de todos os portes e segmentos, além de profissionais das mais diversas áreas, tudo isso em uma rede social que não para de crescer. O LinkedIn é um sucesso e já conta com mais de 20 milhões de usuários no Brasil. Mas você sabe como usar e como ter um perfil de sucesso no LinkedIn? Nós mostraremos para você.

img_corpo

O primeiro passo é entender que a rede é sim uma rede social, porém não é o Facebook. Há outras “regras” de interação e comportamento, pois trata-se de um canal profissional, criada para estabelecer contatos profissionais, trabalhar e explorar seu marketing pessoal, promover e participar de discussões úteis, ampliar seu networking e concorrer a vagas ou receber propostas de trabalho.

Mesmo que você esteja empregado, a primeira dica é manter seu perfil atualizado, sempre em dia com cursos, palestras, cargos, certificados e prêmios obtidos, pois a qualquer momento ele pode ser um poderoso aliado na sua trajetória profissional. Um detalhe importante é caprichar na foto do perfil, que deve ser mais sóbria que a de outras redes, afinal, é para ser profissional.

Dê atenção especial ao resumo sobre você. Procure apresentar-se, falar daquilo que o motiva, sua área de atuação, e suas habilidades, porém sem ser arrogante, com moderação e equilíbrio. Seja verdadeiro e valorize suas capacidades. Abaixo do seu nome há um espaço para definir seu título profissional, responsável por atrair visitantes. Diga corretamente sua função e o nome da empresa em que trabalha.

Outra dica fundamental é saber falar bem da sua experiência profissional. Procure apresentar informações completas com datas, nome das empresas, funções exercidas, cargos assumidos e tudo o mais. Essas informações podem ser tudo o que falta para alguém te oferecer uma oportunidade profissional tentadora.

Agora, nada disso adiantará se você não se conectar às pessoas. Solicite novas conexões, expanda sua rede e seja ativo no LinkedIn. Ficar escondido ali não ajudará nada em sua carreira. Inclusive, peça recomendações! Acontece que a rede permite que seus contatos façam dois tipos de recomendações: uma endossa suas habilidades e competências; enquanto a outra permite que escrevam um texto de recomendação mais completo.

Para finalizar as dicas são as mais simples, porém não menos importantes: não cometa erros de português, não minta sobre suas habilidades e trabalhos, não deixe de seguir empresas e participar de discussões. Como dissemos, esconder-se não ajudará sua carreira a decolar. Seja ativo, participativo e trabalhe bem o seu marketing digital.

Inscreva-se no formulário abaixo e seja o primeiro e receber essa e outras dicas.

Inscreva-se e fique informado sobre o que temos a dizer: