Como identificar um líder na sua empresa

Um dos grandes objetivos de empresas sérias e bem estruturadas é crescer, porém, crescer de forma saudável, com ações e pessoas que garantam esse crescimento de forma sólida e benéfica para todos os envolvidos. É nesse momento que surge necessidades de compartilhar a liderança e encontrar pessoas que possam dividi-la com você pelo bem do seu negócio. Porém, a tarefa de encontrar um líder na sua empresa pode ser bem desafiadora.

O receio aumenta diante do fato de que o comportamento de um líder pode mudar os rumos da sua empresa para o bem ou para o mal, dependendo do que for alinhado entre as partes e da sua forma de atuação.  Por isso é tão importante saber identificar as pessoas que possam desempenhar bem esse papel.

img_corpo

Selecionamos alguns atributos reconhecíveis em pessoas com perfil de liderança. Esses dados podem ajudá-lo a identificar possíveis lideres entre seus colaboradores.

Respeito, a autoridade sem imposição

Um líder é respeitado sem a necessidade de se impor de forma arrogante e autoritária. Os colaboradores o respeitam de forma natural, baseados em seus atributos no dia a dia.

 

Confiança, um líder tem sua equipe com ele

A confiança entre líder e liderados é uma via dupla que é construída de forma natural. Um líder sabe ouvir, sabe aconselhar e sabe chamar a atenção quando necessário, sempre pautado pelo respeito aos colegas.

 

Empatia e justiça

Um líder se coloca no lugar dos outros para entender seus problemas. Procura compreendê-los para então agir e administrar crises e conflitos. A justiça e a imparcialidade devem prevalecer.

 

Motivado e motivador

Olhar para o seu superior e perceber desanimo, fraqueza e entrega é triste, não é? Um líder sabe manter-se motivado e se esforça para motivar também a sua equipe.

 

Flexível e inovador

Ser respeitado e não temido, manter-se firme, mas saber recuar quando necessário, um líder precisa ser flexível. E além disso, precisa inovar, trazer novos conceitos, ideias e valores que agreguem ao trabalho.

 

Dar e receber feedback

Ninguém é perfeito nem dono da verdade. Um líder precisa saber avaliar e passar um feedback com respeito a cada colaborador, mas também precisa estar pronto e solicitar destes um retorno, um feedback sobre sua liderança.

 

Saber delegar

Acumular funções para se mostrar competente pode arruinar um bom trabalho. Um verdadeiro líder confia, valoriza e delega funções aos seus comandados. É dessa forma que ele auxilia na formação de novos e promissores líderes para a empresa.

Gostou? Então avalie se aquela pessoa que você pensa em promover possui alguns desses atributos. Será muito mais fácil e seguro se decidir sobre o futuro da sua empresa.

 

Inscreva-se e fique informado sobre o que temos a dizer: