7 passos para reduzir custos na sua empresa
Temos certeza que você não quer ver sua margem de lucro diminuir, não é mesmo? Menos ainda em um período de crise como esse. Portanto, saber identificar áreas, etapas e situações por onde o seu lucro pode estar simplesmente se perdendo é muito importante para manter a saúde financeira da sua empresa.
Selecionamos alguns passos capazes de te ajudar a reduzir custos na sua empresa:
1 – Analise periodicamente os custos da sua empresa
Defina em reuniões com administrativo e financeiro o que é supérfluo e o que é essencial. Assim você não elimina custos importantes.
2 – Peça a colaboração de todos
Determinar ações de redução de custos e contar com o bom senso das pessoas são coisas diferentes. Procure informar a todos a necessidade de reduzir os gastos e peça colaboração.
3 – Já pensou em banco de horas?
Sua empresa economiza e o empregado recupera seu tempo trabalhado a mais em folgas, emendando feriados ou prolongando férias. Só lembre-se de que o funcionário deve receber a compensação dentro do ano corrente. Isso te protegerá de ações judiciais.
4 – Renegocie suas dívidas
Seja no banco, com fornecedores, parceiros, enfim, renegocie! Coloque tudo de acordo com suas possibilidades e ficará mais fácil lidar com elas.
5 – Reveja seus fornecedores
Verifique se está preso a um fornecedor e procure avaliar os concorrentes dele. Você pode estar pagando caro por algo que pode custar bem menos. Só precisa reavaliar e pesquisar.
6 – Invista no marketing online
O mais comum é o contrário e as empresas acabam com prejuízo por desprezarem o poder da internet e das redes sociais diante de uma crise. Invista no online e veja como a internet pode ser uma preciosa aliada para aumentar seu lucro.
7 – Use um bom software de gerenciamento financeiro
Um programa como esses, eficiente, preciso, com gráficos e tudo o mais, poderá ajudar muito bem a gerir os gastos na sua empresa. Talvez você encontre nele as ferramentas necessárias para ter uma visão mais ampla do seu negócio e torná-lo mais lucrativo.